segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Publicada em 05 de dezembro de 2010 · 18:24

ESPECIAL: TERCEIRONA Conheça a história do Canto do Rio Foot-Ball Club

Reprodução

Alvianil de Niterói

Alvianil de Niterói

Alvianil de Niterói

O site URURAU, segue com o Especial sobre os 66 clubes de porte pequeno e médio da temporada de 2011, contando suas histórias para que todos possam saber um pouco mais sobre o futebol do Estado do Rio de Janeiro. E o quarto clube da série C de 2011 é o Canto do Rio. O Canto do Rio Foot-Ball Club é uma agremiação esportiva da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, fundada a 14 de novembro de 1913.



Nome Canto do Rio Foot-Ball Club
Mascote Bebê Arara Henriqueta
Fundação 14 de novembro de 1913 (97 anos)
Estádio Caio Martins
Capacidade 12.000
Presidente Carlos Fernando Santos
Treinador Álvaro Queirós
Competição Campeonato Carioca - 3ª Divisão



HISTÓRIA


No dia 14 de novembro de 1913, quatro garotos, entre dez e onze anos, se reuniram em Niterói, e fundaram o Canto do Rio Football Club. A idéia era para praticar o futebol infantil e seu primeiro presidente foi o sr. Hugo Mariz de Figueredo.



O Cantusca, como era popularmente chamado, logo se tornou o time mais popular de Niterói, onde disputava o campeonato municipal. Nos tempos áureos do futebol niteroiense o clube realizava o chamado Clássico da Zona Sul, com o Fluminense A.C., com quem formava nas décadas de 1920 a 1950 o "Grupo dos Seis", junto com os extintos Ypiranga F.C., Niteroiense F.C., Byron F.C. e Barreto F.C. (estes últimos realizavam o Clássico da Zona Norte).



O Canto do Rio foi ainda um dos cinco fundadores da AFEA (Associação Fluminense de Esportes Athléticos), que se tornaria posteriormente a FFD (Federação Fluminense de Futebol), que organizava o futebol do antigo estado do Rio de Janeiro. Sob os auspícios da entidade, o clube sagrou-se campeão municipal de Niterói em 1933, recebendo o título simbólico de "Representante Oficial do Estado do Rio/AFEA".




Equipe do Canto do Rio em 1956O clube cresceu muito, e tornou-se o primeiro clube do antigo estado do Rio de Janeiro a se profissionalizar, em 1941. Como todos os campeonatos organizados pela FFD eram amadores, o Canto do Rio obteve licença especial para disputar o Campeonato Carioca de profissionais, do vizinho Distrito Federal. A presença de um clube de outro estado sempre incomodou os clubes pequenos da cidade do Rio de Janeiro (em especial o São Cristóvão), que por várias vezes tentaram alijar o clube niteroiense da disputa.



Como clube mais popular de Niterói (apelidado de "O Mais Querido da Cidade Sorriso"), o clube teve papel fundamental na transição da preferência da torcida niteroiense dos campeonatos de seu município e estado para os campeonatos do Distrito Federal/cidade do Rio de Janeiro na década de 40.



Paralelamente à sua participação no Campeonato Carioca com seu quadro profissional, o clube manteve quadros amadores que disputavam os campeonatos municipais e estaduais do antigo estado do Rio de Janeiro (o clube chegou a terminar em 3º lugar no Campeonato Estadual Fluminense de 1945). Foi um período de grande rivalidade com o Fonseca Atlético Clube nos campeonatos municipais, rivalidade que botava em cheque a "fidelidade" ao seu estado de origem: o Fonseca, forte no campeonato fluminense, defendia a valorização dos campeonatos do antigo estado do Rio de Janeiro e considerava o Canto do Rio "traidor" de sua terra; o Canto do Rio por sua vez taxava o campeonato fluminense de deficitário, acusando sua pouca visibilidade entre os próprios niteroienses, que então já acompanhavam majoritariamente o campeonato carioca.




Thiago, profissional do Cantusca, em 2007. Foto de Paulo Roberto RodriguesEm 1952, o campeonato estadual do antigo estado fluminense tornou-se profissional, o que deu início a um movimento de expulsão do clube do Campeonato Carioca, já que uma das condições de sua licença especial seria seu fim em caso da instituição oficial do profissionalismo no seu estado de origem.



O ano de 1953 marcou um grande momento do Canto do Rio, quando conquistou o Torneio Início do Campeonato Carioca ao vencer o Vasco por 3 a 0 na partida final, disputada em pleno Estádio do Maracanã.



O Canto do Rio conseguiu se manter disputando o Campeonato Carioca (muito mais rentável e com muito mais mídia do que o Campeonato Fluminense) até 1964, quando uma confusão em um jogo contra o Fluminense que resultou em briga generalizada entre os jogadores e invasão de campo no Caio Martins resultou na expulsão definitiva do clube alvi-celeste do futebol carioca.



O Canto do Rio abandonaria o profissionalismo até a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara. Na década de 80, o clube voltou a tornar-se profissional, e desde então alternava participações em divisões inferiores do futebol com pedidos de licença.



Em 2007, o clube voltou a disputar a 3ª Divisão Estadual, repetindo o feito em 2008, e há planos da diretoria de que o clube mantenha-se definitivamente no futebol profissional.



Suas cores oficiais, definidas pelo estatuto, são o azul e o branco. O uniforme original do Canto do Rio é camisas azuis com golas brancas e calções brancos (alvianil). No entanto, tradicionalmente o clube utiliza camisas listradas em um tom de azul mais claro (azul-celeste) e branco, porém mantendo os calções e o escudo no tom azul original.



Essa peculiaridade tem uma explicação histórica: quando o clube passou a participar do campeonato carioca em 1941, adotou nessa competição camisas alvicelestes idênticas às da seleção da liga de Niterói, representando assim a cidade. Nas competições fluminenses, o clube manteve o uniforme original alvianil. Porém graças à maior visibilidade do campeonato carioca o uniforme alviceleste se consagrou, e é utilizado preferencialmente até hoje.




O uniforme alviceleste, tradicionalmente usado, e o célebre uniforme alvianil.O chargista Mollas, que na década de 40 criou mascotes para os clubes participantes do Campeonato Carioca, criou um bebê como mascote para o Canto do Rio, representando que o clube estava engatinhando ao lado dos grandes e tinha muito a crescer. O bebê cantorriense era apresentado segurando uma tesoura, pois o clube adorava aprontar surpresas (ou "cortar o barato") para os clubes grandes.



Com a saída do clube do campeonato carioca, no entanto, o bebê caiu em desuso. Ultimamente, o clube utiliza a arara "Henriqueta" (há mais de 40 anos no clube) como seu mascote oficial.



O Canto do Rio queria uma nova partida contra o La Coruña. O jogo terminou em WO para o La Coruña, devido a problemas na documentação em um dos enfermeiros da partida. O T.J.D. manteve o resultado do jogo, multou o time de Niterói em 20 mil reais e ainda suspendeu o Canto do Rio do Campeonato Estadual da 3a Divisão de 2009.



Não há um levantamento concreto sobre o total de títulos conquistados pelo clube nos mais diversos esportes. O Cantusca dispõe de uma sala com um bom número de troféus, mas os mesmos não estão catalogados. É necessário fazer um levantamento nos boletins do clube para se descobrir a relação completa.



No futebol, é importante ressaltar que a partir de 1941, quando o clube se profissionalizou e ingressou no Campeonato Carioca, o clube deixou equipes secundárias/amadoras nas disputas da Federação Fluminense de Desportos. A título de informação, essas conquistas de equipes secundárias estão listadas separadamente.



Em 2010, retorna à disputa da Terceira Divisão de Profissionais do estado do Rio de Janeiro.



Títulos de futebol conquistados pela equipe principal
Torneio Início do Campeonato Carioca: 1953.
Vice-campeonato do Torneio Início do Campeonato Carioca: 1962.
Torneio Início do Campeonato Fluminense: 2 vezes (1918 e 1926).
Campeonato Municipal de Niterói: 3 vezes (1933/34 e 1968).
Representante Oficial do Estado do Rio/AFEA: 2 vezes (1933/34).



Títulos de futebol conquistados por equipes secundárias
Campeonato Fluminense de Futebol de segundos quadros: 3 vezes (1922, 1925 e 1926).
Campeonato Municipal de Niterói: 3 vezes (1945, 1948 e 1954).
Torneio Início do Campeonato Municipal de Niterói: 1958.
Campeonato estadual de basquetebol feminino: 3 vezes (1979, 1982/83)



Alguns ídolos do clube:


Didi
Batista
Cenira
Danilo
Dodoca
Duque
Ely
Fefeu
Heitor Canalli
Manoelzinho
Milton
Nestor
Veludo



Observação
O nome correto do clube, de acordo com seus estatutos, é "Canto do Rio Foot-Ball Club", com hífen, e não "Football Club" ou "Futebol Clube" como erroneamente citado em algumas fontes.


Muitas fontes citam Gérson, craque da Seleção Brasileira, como um dos grandes nomes do clube. No entanto, o canhotinha de ouro jogou apenas nas categorias de base do clube, logo se mudando para as categorias juvenis do Flamengo, onde se profissionalizou. Portanto, o craque nunca teve a oportunidade de vestir a camisa do clube em competições profissionais adultas. Outro craque criado no Canto do Rio, mas que também jogou apenas no juvenil, foi Ipojucam, que com apenas 11 anos, se transferiu para o Vasco da Gama.



Além do Canto do Rio o Grupo A da Terceirona 2011 tem, Campo Grande, Tomazinho, Arraial do Cabo, União de Marechal e La Coruña.


....................................................................................
Ururau

Siga twiter.com/siteururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário