sábado, 4 de dezembro de 2010

Publicada em 03 de dezembro de 2010 · 16:31

ESPECIAL: TERCEIRONA Conheça a história do Tomazinho Futebol Clube

Reprodução

O Cruzmaltino de Meriti

O Cruzmaltino de Meriti

O Cruzmaltino de Meriti

O Cruzmaltino de Meriti

O Cruzmaltino de Meriti

O site URURAU, segue com o Especial sobre os 66 clubes de porte pequeno e médio da temporada de 2011, contando suas histórias para que todos possam saber um pouco mais sobre o futebol do Estado do Rio de Janeiro. E o segundo clube da série C de 2011 é o Tomazinho Futebol Clube. Tomazinho Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade de São João de Meriti, fundada a 2 de janeiro de 1930.



Nome Tomazinho Futebol Clube
Alcunhas Cruzmaltino de Meriti
Fundação 2 de janeiro de 1930 (80 anos)
Estádio Josias José da Silva (Beronhão)
Presidente Malaquias Silva de Jesus (Quinha)
Treinador Ziza
Competição Campeonato Carioca - 3ª Divisão



HISTÓRIA
Após disputar por décadas os campeonatos promovidos pela Liga Desportiva de São João de Meriti sob a denominação de Filhos de Tomazinho Futebol Clube, estréia finalmente no profissionalismo, ao participar do Campeonato Estadual da Terceira Divisão do Rio de Janeiro, em 1982, ficando na terceira colocação de sua chave na fase inicial, não se classificando para a seguinte.



Em 1983, fica em quinto na sua chave e também não se habilita para a fase final do certame. Em 1984, lidera a primeira fase em sua chave e se classifica para a fase final, à qual fica em quinto na classificação geral. Os promovidos foram Clube Esportivo Rio Branco, de Campos e o Royal Sport Club, de Barra do Piraí.



Sede do Tomazinho Futebol ClubeEm 1985, lidera novamente a primeira fase na sua chave, composta de times do Sul do estado e da Baixada Fluminense. Na fase final fica em terceiro lugar, sendo promovidos o Porto Alegre Futebol Clube e o Central Sport Club, de Barra do Piraí.



Em 1986, faz a melhor campanha da sua história. Sagra-se campeão invicto da Terceira Divisão de Profissionais. Na primeira fase é o segundo colocado, atrás somente da Associação Atlética Volantes. Na fase final é o primeiro colocado, sendo promovido com o vice-campeão Esporte Clube Nova Cidade, que começava a sua heróica trajetória rumo à Primeira Divisão.



O clube cruzmaltino de São João de Meriti disputou a Segunda Divisão de 1987 até 1990 com campanhas modestas. Em 1987, fica em último lugar no primeiro turno. No segundo é apenas décimo entre doze equipes. Subiram Volta Redonda Futebol Clube e Friburguense Atlético Clube.



Em 1988, fica em último lugar nos dois turnos em um campeonato composto por quatorze agremiações, que não promoveu o descenso para a Terceira Divisão. Em 1989, é nono colocado entre quatorze equipes no primeiro turno. No segundo, é sétimo.



Em 1990, fica em oitavo, último, no primeiro turno no grupo "A", não se classificando para a fase final.



Em 1991, a FFERJ transformou a Segunda Divisão em Módulo "B" da Primeira, contudo sem haver cruzamento com o grupo "A", composto pelos clubes da elite do futebol do Rio de Janeiro. Somente os doze melhores do campeonato anterior se habilitaram a disputar, ficando de fora o Tomazinho, Rio das Ostras Futebol Clube, Tamoio Futebol Clube e Araruama Esporte Clube, que acabaram compondo a nova Segunda Divisão com vinte e quatro clubes, que foi formada basicamente com os convidados oriundos da Terceira do ano anterior. Nesse novo módulo o Tomazinho ficou em quarto lugar na classificação geral de seu grupo na primeira fase, se classificando para a seguinte. Nesta, que foi dividida em dois grupos de seis equipes, o time de São João de Meriti ficou em último na sua chave. Foram promovidos Saquarema Futebol Clube e Entrerriense Futebol Clube.

Em 1992, é apenas o sexto colocado na sua chave, composta de sete equipes, só superando o Esporte Clube Nova Cidade, já de volta ao ostracismo, após a sua meteórica fase de ascensão que culminou com a chegada à Primeira Divisão.



Em 1993, é apenas sétimo entre oito equipes em sua chave no primeiro turno. No segundo, repete a mesma colocação, ficando longe, muito longe do quadrangular final que deveria promover Bayer Esporte Clube e Barra Mansa Futebol Clube.



Em 1994, sempre na Segunda Divisão, é apenas sexto em uma chave composta de nove agremiações, não passando da primeira fase.



Em 1995, se licencia dos campeonatos de âmbito profissional.



Em 1997, ensaia uma volta, mas acaba não participando do Campeonato Estadual da Segunda Divisão, na prática a Quarta Divisão, visto que o terceiro era Módulo Intermediário e o segundo se chamava Divisão Especial.



Volta apenas aos campeonatos profissionais em 2000 na Quarta Divisão, chamada de Segunda Divisão, ficando na penúltima colocação, sexto entre sete equipes. O campeão foi o Casimiro de Abreu Esporte Clube.



Em 2001, advém um novo período de ausência dos campeonatos profissionais, promovidos pela FFERJ.



Em 2003, retorna à Terceira Divisão. A campanha é ruim e o clube fica em último na sua chave, sendo rebaixado para uma eventual Quarta Divisão que jamais viria a acontecer no ano seguinte.



Em 2004, disputa novamente a Terceira Divisão ficando em quarto lugar em uma chave com cinco equipes. No ano seguinte desiste de participar do campeonato. Em 2006, ensaia uma participação, mas declina com a tabela já divulgada.



Volta em 2008, contudo a campanha é novamente insuficiente. É o penúltimo apenas de sua chave na fase preliminar do campeonato, superando apenas o União Central Futebol Clube.



Em 2009, se licencia do Campeonato Estadual da Terceira Divisão, preferindo disputar o campeonato da Liga Independente de Clubes de São João de Meriti e os certames promovidos pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu.



Ainda em 2009, se sagra vice-campeão da Taça de Nova Iguaçu, categoria de juniores, promovida pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu, perdendo a finalíssima para o Bayer Esporte Clube.



Em 2010, não reune condições financeiras para disputar o Campeonato Estadual da Série C de Profissionais. Parcela uma dívida de 45 mil reais com a FFERJ em trinta prestações de 1.500 reais. O déficit advém do último ano (2008) em que disputou a Terceira Divisão, sendo fruto de uma má parceria. Disputa o Torneio de Verão, certame amador promovido pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu.



Suas cores são preto e branco, com uma cruz de malta vermelha, nos moldes do Club de Regatas Vasco da Gama. Revelou em 1987 o volante Válber, que após jogar no São Cristóvão de Futebol e Regatas, se destacaria no São Paulo Futebol Clube, seleção brasileira e outros times do Brasil.



Possui praça de esportes própria, o Josias José da Silva (Beronhão), que no entanto, não é adequado para jogos oficiais de campeonatos profissionais.



Títulos
1986 - Campeão Estadual (invicto) da Terceira Divisão de Profissionais;
Meritiense (L. D. S. J. M.): 1976, 1981, 1984 e 1996;
Copa São João de Meriti (L. D. S. J. M.): 1976;
Taça São João de Meriti (L. D. S. J. M.): 1997 e 1998;
Troféu Moacir de Carvalho (L. D. S. J. M.): 1984;
Troféu Edson Barbosa da Cunha (L. D. S. J. M.): 1984;
Troféu Geraldo Careca (L. D. S. J. M.): 1997;
2009- Vice-Campeão da Taça de Nova Iguaçu (categoria juniores);
2008- Campeão da Liga de Desportos de Nova Iguaçu (categoria juniores);
2008- Vice-campeão do Torneio de Verão da Liga Desportiva de Nova Iguaçu (categoria juvenil);
2008- Vice-Campeão do Torneio 15 de Novembro (categoria juvenil);
2008- Vice-Campeão da Primeira Copa Verão;
2007- Vice-campeão da Liga Desportiva de Nova Iguaçu (categoria juniores);
2004- Vice-campeão da Taça Otojanes Coutinho (categoria Masters);
1996- Vice-campeão do Primeiro Torneio 15 de Novembro;
1976- Campeão Juvenil (invicto) da Liga de Desportos de São João de Meriti;



Curiosidade
Foi no estádio da União Esportiva Coelho da Rocha, o José Amorim Pereira, que Ronaldo "Fenômeno" fez a sua estréia nos gramados, assinando a sua primeira súmula. Ele estreou pelo São Cristóvão de Futebol e Regatas no dia 12 de agosto de 1990, quando tinha apenas 13 anos, em um jogo contra o Tomazinho Futebol Clube. Marcou três gols na vitória por 5 a 2 pelo Estadual da categoria Mirim. (Fonte: Jornal O Globo, Sessão Esportes, de 19 de maio de 2009, p. 26).



Além do Tomazinho o Grupo A da Terceirona 2011 tem, Campo Grande, Canto do Rio, Arraial do Cabo, União de Marechal e La Coruña.


....................................................................................
Ururau

Siga: twiter.com/siteururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário